segunda-feira, 22 de julho de 2013

A origem do Nome.

Tenho trabalhado a vida toda com Educação. Seja em escolas ou na Secretaria de Educação, sempre lidei com nomes, muitos nomes. Nos Diários de Classe, nas fichas de alunos no setor administrativo, com cadastros de professores, enfim: nomes. Como sou muito "observadora", presto muito atenção aos nomes diferentes, inusitados, que aparecem. E gosto de fazer graça com eles. Adoro! E acho que sei porque...
Nascida Maria do Carmo, em Belém do Pará, nome dado em homenagem à minha querida avó e muito comum por lá, vim com minha família para o Rio de Janeiro ainda bebê. Mais grandinha lá pelos seis anos,  a moda eram as Ângelas, Mônicas, Elizabetes, Camilas. As Marias sempre eram acompanhadas dos Do Carmo, De Fátima, de Nazaré, de alguma santa ou apenas Maria mas geralmente oriundas de famílias católicas do Norte ou Nordeste. Aí começa a peleja...
Na infância, na escola, o nome Maria do Carmo era muito prestigiado por ser católico. Todos os colégios de freiras tinham pencas de nomes relacionados a santas. Lá eu era comum, normal. Mas aí começou a diferença: O sobrenome CASCAES. E aí a história fica interessante:
CASCAES nome da família do meu pai, oriundo de Portugal, era totalmente estranho às pessoas. A pronúncia, apesar de pra mim ser muito clara e fácil, virava uma verdadeira catátrofe! As pessoas até falavam baixinho com medo de errar e geralmente erravam. CASCALHO era a interpretação, além de outros que se fosse nos tempos atuais, eu chamaria de bulling, o que faziam comigo. Eu não era Silva, Sousa nem dos Santos.
 E o apelido? CASQUINHA, pode? Eu era mignon, a mais baixinha da turma da escola pública para a qual fui transferida após a morte do meu pai. Sabe como é...tempos difíceis. E, a partir daí, da 5ª série, saída das freiras diretamente para a escola pública mais moderna do Rio de Janeiro na época, André Maurois, começou a minha "adversidade nominal" kkkk. 
Minhas colegas tinham nomes modernos como já mencionei, Ângelas, Márcias, Mônicas, eu Maria do Carmo era diferente. Aí começava: Do Carmo porque? Vai explicar a história de haver três na família... E um colega de classe que chamava-se Carmo...já viu né? Maria DO Carmo. Então a MARIA DO CARMO DIAS CASCAES foi substituída pela Casquinha que por vezes, até preferia ser assim chamada. Poupava muitas explicações kkkk
Fui crescendo, as coisas mudaram, a minha compreensão também e o prenome passou a ter uma grande importância pra mim: herdei da vovó que foi uma pessoa linda e homenageamos a Virgem do Carmo, padroeira de muitas Marias. Vim morar no Nordeste, no Ceará, onde sou mais uma entre as milhares que tem no seu nome, a gratidão às santas. Pensei: agora vou ser igual!
Mas, aqui, no Ceará, não tinha CASCAES. E mais uma vez deixei de ser a Maria do Carmo. Passei a ser a MARIA CASCAES, só que agora com relevante destaque já que como professora nos tornamos "bem público" e de repente até famosas kkkkk.  Como o meu sobrenome é especial ainda sofro com os mal entendidos, fazer o que? Isso me dá o direito (será?) de também "curtir" com os nomes diferentes que aparecem, mas que infelizmente, por enquanto, não posso divulgar, quem sabe um dia eu encontre uma forma?
De qualquer forma o meu sobrenome é muito importante na minha vida e na da minha família pois os filhos e netos que estão chegando continuam levando CASCAES nos seus nomes, o que fará com com seja perpetuado para sempre!
 E eu MARIA DO CARMO CASCAES MOTA (Mota é o sobrenome do esposo) tenho um orgulho enorme de ser quem eu sou e do nome que me foi dado!

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Homenagem à IRACEMA!.

Dia 13 comemoramos o aniversário da querida amiga IRACEMA. Colegas de trabalho, Tetê e Sara, esquematizaram local e organização com exibição de fotos, presença da família e amigos e som ambiente.
Foi muito bom encontrar queridos companheiros de jornada na educação que acabaram fazendo parte da minha família, já que temos uma consideração e carinho incontestáveis.
E eu, mais uma vez, fiz minha homenagem do meu jeito:

 Hoje é mais um dia especial
Uma data importante
Para alguém muito legal
A nossa "Mente Brilhante"!

IRACEMA que é de Rosa
Gente simples, companheira,
Competente e nada prosa
É "zen" e muito maneira.

Tive muita sorte de compartilhar
O convívio, a amizade
E com ela trabalhar
Mesmo com a minha  "idade"...

Aliás que gente boa
Essa que eu conheci:
Claudinha, Drica e Adriano
Eu nunca mais esqueci

Juntos nos completamos
Com Márcia, Ira e eu,
Sempre nos encontramos,
A saudade nem doeu...

Mas hoje é dia de festa
Noite de comemorar,
Iracema é bem modesta
Mas há de concordar
Que amigos como nós
É difícil de encontrar
Nossa amizade é verdadeira
Ela pode confiar!

E o amor também é real
Ninguém pode contestar,
Pra nós é fundamental
A chama reavivar

E o dia certo, veja!
É hoje 13, abençoado
Nossa Senhora te proteja
Um FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!

e a festa rolou com tudo que ela tinha direito, até lembrancinhas personalizadas com o nome IRACEMA DE ROSA. Ah...Rosa era o nome de sua mãe,

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Blog ou Diário?

E aqui estou eu de novo!
Estava pensando: Um blog é um diário, daqueles que eu escrevia na adolescência e por sinal, a d o r a v a!
Só que agora todo mundo pode ter acesso, ler, refletir e comentar. Nada mais é sigiloso depois da internet...
Os políticos estão aí pra provar essa tese. Tudo vai parar na mídia e haja ventilador pra tanta porcaria! Tudo se descobre e a gente fica com cara de paisagem vendo alguns castelos ruirem.
A onda das manifestações no Brasil ainda continua e eu sinceramente achava que, com o fim da Copa das Confederações, o negócio ia pro brejo. No meio de tantas questões pertinentes e denúncias sérias apareceram os oportunistas e vândalos usando o povo nas ruas para se infiltrarem e tornarem os protestos caóticos., regados à cenas de violência e guerra. E foi a net quem mostrou a realidade dos fatos.
E é tanta coisa, que às vezes me perco no que tinha em mente pra escrever. Só sei que continuo na ativa, tentando colocar meus pensamentos de forma explicável nesse meu blog/diário.
Estou no trabalho cumprindo a carga horária imposta meio sem ter o que fazer, pois estamos no mês de julho, férias nas escolas e recesso em sistema de rodízio na Secretaria de Educação. Freud explica...
Aí venho pro blog me distrair e matar o tempo. Sexta- feira! 
Semana que vem quem está de folga sou eu. IIIUUUUPPPIIIIIII! Nada muito diferente, afinal não vou viajar nem curtir fora de casa. Mas já estou sonhando com descanso, muitos filmes e acesso às últimas notícias do meu país em tempo real na TV. Dilma ou Lula? As apostas já começaram! Quem vai pagar o Mensalão? Quantos "Caixa Alta" ainda irão usar o avião da FAB pra curtir um final de semana com a família? Essa é a do momento! Deixaram o Feliciano de lado depois do "Cura Gay" dar em nada e as flechas agora estão em outra direção. kkkk É Brasil! E continuo brasileira de carteirinha! Quero lá morar noutro lugar? Meu paraíso fiscal é aqui!
E sempre me reportando a este blog/diário pra contar minhas impressões sobre tudo.
Ah!  Ontem ainda matei a saudade do meu ídolo Paul McCartney na HBO. Um filme que foi produzido por ele mostrando o planejamento do show beneficente realizado em New York em outubro de 2001, após a tragédia do 11 de setembro. Ele reuniu as feras da música pop e rock das antigas. Duas horas de filme com direito a LET IT BE no final, cantado por todos. Sensacional!
E, estou me despedindo, por hoje, é claro. Afinal esse é o meu blog ou o meu diário!
Bye!